sexta-feira, 27 de junho de 2008

sexta-feira, 20 de junho de 2008

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Aventurar-se é preciso




Há muito tempo, o simples fato de viver era um grande desafio. O homem lutava para comer e levar a frente sua descendência. Com o tempo ele evoluiu, criou novos mecanismos - tecnologia - que tornaram sua sobrevivência mais fácil. Ao mesmo tempo criou-se uma prisão em torno da própria facilidade de viver a escolha de um mundo mais agradável colocou-nos frente a um paradoxo: trouxe-nos ampla liberdade ou a falta dela ? Na verdade trouxe-nos a possibilidade de fazer tudo aquilo que queremos ao mesmo tempo, colocou-nos a deriva. Mesmo podendo tudo, a maioria de nós opta pelo lado mais fácil e cômodo; acaba sendo vítima sedentária da vida moderna. Mas há aqueles que gritam, que dão rumo a deriva, que deixam de lado tanta facilidade e procuram a verdadeira liberdade. Para com eles a mãe natureza tem um carinho especial. Reserva as mais belas visões, mundos mágicos, outros "Planetas e dimensões", uma verdadeira vida. Por isso e muito mais venho felicitar aqueles que vivem e acima de tudo convidar a tantos outros a viver. A largar uma vida artificial e restrita, para embarcar na espaçonave Terra e se deslumbrar com aquilo que nem imaginam que existe, a saber saborear o canto de um pássaro, a entender a energia de um deserto, a sorrir para um outro povo, enfim a ver com os olhos e sentir com a alma.

Aventurar-se é preciso, é preciso subir montanhas, fazer acampamentos, viajar para outro país. Acima de tudo realizar nossos sonhos.


Em um mundo tão louco, nossa verdadeira liberdade é expressa através de nossos sonhos. Neles somos aquilo que realmente desejamos ser, fazemos as viagens que queremos.


Então vamos concretizá-los. A importância disso é máxima, tanto quanto comer todo dia. A humanidade só é o que é porque algumas pessoas realizam seus sonhos e superam barreiras. Alguns superam barreiras como medo, limitações... se tornam pessoas melhores, fortes, liberais. Realize os seus sonhos também, tenha liberdade e curta o sabor de viver, seja um campeão, vença seus limites e alcance a alegria máxima de estar vivo.

Por tudo isso, aventurar-se é preciso.




Autor: JOSSANO SALDANHA MARCUZZO


Do livro: Viajando o Mundo com U$ 7,50 por dia.
Manual para uma aventura barata.



terça-feira, 10 de junho de 2008

A Marcha para o oeste - Expedição Roncador-Xingu

Tenho grande entusiasmo em pessoas que realmente fazem por merecer, são histórias de vida que aprendemos.

Hoje minha homenagem vai para os desbravadores: Álvaro, Leonardo, Cláudio e Orlando Villas Bôas. Os Quatro irmãos que a partir de 1943 entraram para a história.



Mais que estreitar espaços, os Villas Bôas preservaram vidas humanas, culturas antigas, valores que, perdidos, não podem mais ser recuperados. Eles garantiram a sobrevivência de nações inteiras ao consolidar, com a orientação humanista do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o apoio do antropólogo Darcy Ribeiro e do sanitarista Noel Nutels, o Parque Indígena do Xingu.

Orlando e seu irmão Cláudio foram indicados para o prêmio Nobel da Paz em 1976, pelo resgate das tribos xinguanas.



Mais que impedir que a civilização engolisse a culturas das tribos do Xingu, os Villas Bôas promoveram a paz entre comunidades em guerra há dezenas de anos. Unidas, seriam capazes de melhor manter a hegemonia de suas terras ancestrais e de seu modo de vida.




Orlando, foi o último dos irmãos Villas Boas a falecer, depois de dedicar a vida à defesa dos índios brasileiros. O amor e o respeito eram mútuos. Tanto que ficou conhecido como o "índio branco".




Os séculos passam, as gentes, mais breves, passam também.
Aquilo que vem é o mesmo que vai.
Daquilo que fica o que vale é a lembrança.
Lembrança é saudade que fica e não sai.

Orlando Villas Bôas (1914-2002)


fonte:
Villas Bôas

Ensinamentos de um Arqueiro

Um arqueiro caminhava pelas redondezas de um mosteiro hindu, conhecido por sua dureza nos ensinamentos, quando viu os monges no jardim bebendo e se divertindo.
- Como são cínicos aqueles que buscam o caminho de Deus; dizem que a disciplina é importante, e se embriagam às escondidas - disse em voz alta.
O mais velho dos monges perguntou:
- Se você disparar cem flechas seguidas, o que acontecerá com seu arco?
- Meu arco se quebrará - respondeu o arqueiro.
Aí, o velho monge completou:
- Se alguém vai além dos próprios limites, também quebra sua vontade. Quem não equilibra trabalho com descanso, perde o entusiasmo e não chega muito longe.

(texto de Paulo Coelho no livro "Maktub")

quinta-feira, 5 de junho de 2008

17 Idéias para você Salvar o Mundo

1. Informe-se
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente, atualize-se, estude a fundo os aspectos que mais lhe interessam.

2. Aja localmente
Pense a respeito de como colaborar na família, na vizinhança, na escola dos filhos e na comunidade. Participe mais de tudo e difunda suas idéias sobre um mundo melhor.

3. Pense localmente
Estabeleça vínculo entre temas locais e globais. Apesar de magnitudes diferentes, os dois universos se correlacionam.

4. Some
Antes de pensar em formar uma organização não-governamental, procure ema parecida na qual você possa se engajar.

5. Otimismo é fundamental
Envolva-se de maneira criativa e divertida. Se quer atrair outras pessoas, pense em discursos e eventos positivos.

6. Seja efetivo
Envolva-se, torne-se ativo, mas não duplique suas obrigações. Trabalhe para ampliar sua efetividade.

7. Crie notícia
Identifique temas que possam interessar a muitas pessoas. Então, escreva para jornais, revistas, redes de rádio e TV.

8. Planeje sua família
Se a população da Terra, em 2050, ficará em 7,9 ou 10,9 bilhões de pessoas, conforme projeta a ONU, a diferença será de um filho por casal.

9. Não polua
Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.

10. Preserve a biodiversidade
Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.

11. Seja coerente
Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.

12. Passe a sua vida a limpo
Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.

13. Boicote
Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por moviemntos: faça isso sempre que cair a ficha.

14. Eleja e cobre
Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.

15. Separe o joio
Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa.

16. Ensine as crianças
Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.
17. Acredite no futuro
Estimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mas ela será possível.

Fonte: Super Especial - Como Salvar a Terra/junho 2001

Yehoshua

O sagrado nome de Jesus (Yehoshua ou simplesmente Ioshua) tem profundos significados cabalísticos. É formado por 5 letras, das quais 4 (Yod He Vav e He) representam as 4 naturezas humanas (os 4 corpos: físico, energético, emocional e mental). A 5ª letra sagrada - Shin -, simboliza o Fogo Crístico que purifica essa natureza interna. Símbolo sagrado ideal para ser afixado em locais onde se necessita muito de Proteção, Harmonia e Amor.


A venda: http://www.livrariamichael.com.br/

terça-feira, 3 de junho de 2008